Eu parei de me desculpar e você deveria fazer o mesmo

Existem alguns estudos comportamentais e observações sociais que sugerem que as mulheres podem ser mais propensas a pedir desculpas em certas situações, especialmente em interações sociais e no ambiente de trabalho, ou seja, se desculpar mesmo por razões que elas não controlam.

Se você é mulher, isso não é novidade, se você é homem, saiba agora dessa informação.

Trouxe essa “introdução” para embasar o que quero discorrer sobre.

Assim como a maioria, todas as minhas células do corpo estão sempre prontas para se desculpar, para facilitar a vida do outro, mesmo que isso não seja minha vontade genuína.

Essa percepção existe em mim desde que o mundo é mundo, tenho memórias de me desculpar com amigos por não conseguir estar com todos sempre, com os familiares por perder alguma data, com os colegas de trabalho por não poder ir a um evento mesmo sem nunca ter tido vontade ir. Sempre um pedido de desculpas seguido por uma mensagem me fazendo inferior ou com algum demérito por meu comportamento.

Isso seguiu por décadas, sempre pedindo desculpas, mas existe uma magia em “envelhecer” e entender melhor como a vida funciona, principalmente olhar com mais cuidado para si mesmo e entender que o que você não tem controle, já está dito, não tem controle.

Morando fora, depois de dois anos, alguns pontos ficam claros para mim, e felizmente isso me ajuda a ser mais gentil comigo mesma.

Recentemente me peguei fazendo uma lista mental de pessoas que eu tinha que mandar mensagem para me justificar que eu estava ausente, que por causa do trabalho novo eu não tinha mais o tempo de antes para mandar mensagem, mandar áudio, comentar em posts e interagir em redes sociais.

Fiquei pesada com essa lista, pensando que péssima amiga seria eu.

De alguma forma, remoer temas na minha cabeça me ajuda muito a trazer clareza para as situações que estou vivendo.

Resolvi me libertar desse peso de pedir desculpas por estar vivendo a minha vida, por estar fazendo o que ninguém pode fazer por mim, por estar focada em cuidar do que me cabe, afinal qual o erro disso? Nenhum.

Dito isso, faço aqui quase uma declaração pública para que você não estranhe se eu te mandar uma mensagem de oi, ou uma mensagem apenas com o que realmente quero te dizer ou desejar, sem uma introdução longa de justificativas pelo meu sumiço (por estar apenas vivendo).

Pode parecer algo egoísta ou impessoal, mas se reparar direitinho, é só aquele lance de viver a sua vida, fazendo o melhor que pode com o que tem.

As pessoas que genuinamente te amam e querem seu bem estão conectadas a você, independentemente se vocês se falam ou se veem todos os dias. AH! E digo mais, relacionamentos são vias de duas mãos, se você é a única que procura as pessoas para perguntar se está tudo bem, e mandar mensagem, talvez você esteja sozinha no cultivo dessa relação.

Comece seu ano com objetivos simples e que tornem seu próximo ano mais leve.

Talvez você não preciso emagrecer 10 kilos, ou ganhar mais dinheiro em 2024, mas sim se livrar de relacionamentos que te façam sentir abusada, explorada, desconfortável e sozinha.

Lembre-se do mantra: VOCÊ NÂO É OBRIGADA A NADA. Nem a pedir desculpas por viver sua vida.

Desejo a você um 2024 mais leve de pesos sociais e muito cheio de seus próprias metas e vontades.

Beijos

Leave a comment